ESPECIALIDADES

ESPECIALIDADES MÉDICAS

Para a prevenção ou tratamento de determinadas doenças, é necessário dirigir-se a um médico especialista.

A Clínica Saúde e Vida Rio oferece várias especialidades médicas com acolhimento diferenciado e profissionais dedicados a cuidar do seu problema de maneira específica. Clique na especialidade para mais informações.

 

ALERGOLOGIA

Alergia é uma resposta imunológica exagerada do nosso organismo após exposição a uma ou mais substâncias que são comuns no dia a dia, porém em indivíduos suscetíveis geneticamente e previamente sensibilizados as tais substâncias, quando inaladas, ingeridas ou colocadas em contato com a pele causam diversas alergias.

ANGIOLOGIA

São os campos da medicina que estudam e tratam as doenças dos sistemas circulatório e linfático. Muitas das principais causas de morte atualmente são relacionadas às patologias dos vasos sanguíneos. A medicina vascular é o campo que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. Além dessa área, a cirurgia vascular também trata da estética através da esclerose de varizes nas pernas.

CARDIOLOGIA

É a especialidade médica que trata do coração. Com o envelhecimento da população, as doenças cardiovasculares estão se destacando entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo, sendo necessários não só o tratamento, mas a prevenção das mesmas.

CLÍNICO GERAL

Também conhecida como medicina interna, trata do paciente adulto, de patologias que não são cirúrgicas, obstétricas ou ginecológicas. É a especialidade mãe das clinicas especializadas, como endocrinologia, alergia, reumatologia e entre outras. A especialidade clinica é muito procurada para realização de risco cirúrgico, check-up e exames de avaliação física.

 

DERMATOLOGIA

Campo da medicina que cuida da pele e suas doenças. Trata também de couro cabeludo, pelos, cabelo, rosto e unhas. As principais subespecialidades com os tratamentos mais comumente realizados e enfermidades.

ENDOCRINOLOGIA

Trata das doenças relacionadas ao sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas hormônios. O sistema endócrino é constituído de diversas glândulas espalhadas pelo corpo e são elas que secretam os hormônios responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e os processos metabólicos do organismo.

GASTROENTEROLOGIA

É a especialidade que estuda o sistema digestivo e suas doenças associadas, tratando as patologias do esôfago, estômago, intestino e fígado. O gastroenterologista é o médico responsável pela realização dos exames endoscópicos e tratamento de algumas doenças tais como: gastrite, hepatite, refluxo, úlceras, entre outras.

GERIATRIA

Geriatria é a especialidade médica que trata e promove a saúde do idoso. Com o envelhecimento progressivo da sociedade, vem se tornando uma especialidade cada vez mais importante. Um aspecto importante da geriatria é o seu aspecto preventivo, visando prevenir doenças como câncer, doenças cardíacas e diabetes.

 

GINECOLOGIA

É a especialidade médica responsável pela saúde da mulher, tratando não apenas do sistema reprodutor feminino, como vagina, útero, ovários e mamas, mas também sendo responsável pelo entendimento da mulher. Essa área é responsável pelo controle dos efeitos da menopausa, ajudando na gravidez, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e na prevenção de doenças como câncer de mama e do colo de útero.

HEMATOLOGIA

É a especialidade que trata o sangue, seus distúrbios e doenças. É o campo da medicina que estuda elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, o linfonodo e o baço.

HOMEOPATIA

É uma forma de terapia baseada na observação de várias particularidades do paciente e não somente de sua doença, com o intuito de reestabelecer seu equilíbrio como um todo. A homeopatia faz uso de medicamentos com substâncias em potências infinitesimais que estimulam o sistema de cura natural do organismo, a partir de um relato minucioso dos sintomas sentidos pelo paciente.

NEUROLOGIA

É a especialidade médica que trata das doenças do sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula e os nervos periféricos. Dentre as principais patologias tratadas pelo neurologista destacam-se: Demência,Doença de Alzheime, Dor de cabeça, Fraqueza nas mãos e pernas

 

NUTRIÇÃO

A nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e as doenças/bem-estar do homem. A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada, de tal forma que algum desequilíbrio nesse processo pode gerar ou facilitar desenvolvimento de doenças. É uma especialidade procurada, principalmente, para ajudar na reeducação alimentar levando a perda de peso e melhora da qualidade de vida.

NUTRIÇÃO

FUNCIONAL

O nutricionista funcional examina e elabora uma dieta personalizada para o perfil de cada paciente, buscando controle de peso, tratamento de intolerâncias alimentares, aumento da imunidade, melhora do condicionamento físico e eliminação de toxinas através do controle dos nutrientes presentes na nossa dieta diária.

OFTALMOLOGIA

É a especialidade médica que trata das patologias do olho humano. Estuda a anatomia, fisiologia e doenças dos olhos, bem como os sintomas que essas patologias podem causar. Dentre as patologias mais comumente tratadas pelos oftalmologistas destacam-se :Miopia, Hipermetropia, Pterígio, Calázio, Estrabismo, Estrabismo, Glaucoma, Conjuntivite, Catarata, etc..

ORTOPEDIA

É a especialidade médica responsável pelo sistema musculoesquelético que compreende: ossos, tendões e músculos. Trata não só da anatomia como também do funcionamento desses órgãos. É o profissional responsável pelo bem estar do corpo. As principais doenças tratadas pelo ortopedista são: Estresse físico, dores na coluna, fratura óssea, etc..

 
 
 
 

REUMATOLOGIA

É a especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças reumatológicas, hoje em dia já é do conhecimento que essas doenças são, na verdade, distúrbios do sistema imunológico, que acabam levando ao surgimento de algumas das doenças mais comuns, como as doenças autoimunes. A reumatologia é uma especialidade clínica, porém, em raros casos, realiza alguns procedimentos invasivos, como a infiltração intra-articular, visando minimizar os efeitos das doenças autoimunes nas articulações, principalmente as dores e limitação de movimento.

UROLOGIA

É a especialidade responsável pelo tratamento das doenças do sistema urinário, tanto masculino quanto feminino, incluindo rins, ureteres, bexiga e uretra. Devido ao envelhecimento da população, tem sido de extrema importância no rastreamento do câncer de próstata na população masculina, principalmente após os 50 anos. São tratados pela urologia: Cálculos renais, Câncer (próstata, bexiga, rins), Doença sexualmente transmissíveis, Impotência sexual, Infecções urinárias, Infertilidade.

Deseja marcar um exame ?

Clique no botão abaixo para falar conosco.